Crea RN

Telecrea - 4006-7214

15/03/2013 Curso de energia eólica capacita profissionais para o setor

Está acontecendo no auditório do INQCE, o Curso Introdutório de Energia Èolica. O evento com dois dias de duração começou ontem (15), e termina neste sábado. A iniciativa tem apoio do CREA-RN e do Senge-RN.

Destinado aos profissionais de engenheiros, Gestores, Técnicos e profissionais de áreas afins, o curso tem o objetivo de formar mão de obra de bom nível no setor eólico “que é algo recente no Brasil e no Estado” que tem boas perspectivas de expansão.

O curso está sendo ministrado pelo engenheiro eletricista Milton Pinto, pós-graduado em Energia Eólica pela mesma instituição e diretor de Energia Eólica do CERNE (Centro de Estratégias em Recursos Naturais & Energia). E também autor do livro Fundamentos e Energia Eólica, publicado em 2012.

O instrutor destaca o bom nível dos participantes. “A grande maioria dos alunos são engenheiros, boa parte engenheiros eletricistas, são pessoas que atuam no setor energético, mas alguns não tem conhecimentos da parte energia eólica e das suas particularidades, e estamos repassando alguns desses fundamentos”, avalia.

Milton Pinto vê o país com grande potencial eólico, e uma demanda é crescente. “A tendência é que nos próximos anos novos parques eólicos sejam instalados, existe uma boa perspectiva neste setor; podemos ter uma estabilização no futuro, mas não agora. Muitas empresas estrangeiras estão vindo para o Brasil, principalmente por conta da crise européia. E o Rio Grande do Norte se insere neste contexto junto com o Ceará que tem bons ventos no litoral, e tudo é fator interessante para as empresas e os governos tem dado incentivos.”