Crea RN

Telecrea - 4006-7214

27/01/2010 CREA-RN PEDE EXPLICAÇÃO SOBRE GASTOS COM PROJETO COPA 2014

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte (Crea/RN), Adalberto Pessoa de Carvalho, encaminhou ofício ao secretário Estadual de Turismo e coordenador-geral do Comitê da Copa 2014 em Natal, Fernando Fernandes, ontem, solicitando informações sobre a tabela de custos estimados entregue às nove empresas interessadas em realizar o projeto básico e executivo da Arena das Dunas. Adalberto voltou a dizer que os valores postos no documento são significativamente volumosos. “Os valores são pesados e fortes para que nós engenheiros fiquemos de braços cruzados”, enfatizou Adalberto. Contados da data do recebimento, o Governo do Estado tem dez dias para se pronunciar junto ao órgão fiscalizador.

Adalberto Pessoa aponta que gastos financeiros previstos para demolição são insuficientes. O secretário Fernando Fernandes afirmou à TRIBUNA DO NORTE que até às cinco horas da tarde de ontem não havia recebido qualquer notificação acerca do assunto, mas disse que está tranqüilo porque todas as ações postas são alicerçadas em embasamento legal. “Responderemos tudo que nos for questionado, sem nenhum problema”, garantiu o coordenador-geral do Comitê de Natal na Copa 2014.

Fernando Fernandes explicou também que a fase atual consiste na apresentação, pelas nove empresas atualmente participantes do processo, de uma modelagem econômico-financeira, de gestão e jurídica. O edital para licitação da Parceria Público-Privada (PPP) está previsto para ser lançado somente em abril ou maio deste ano. Antes disso, uma Comissão formada por Governo do Estado e Prefeitura de Natal analisará e escolherá o projeto mais viável, que dará norte à execução e gerenciamento da estrutura.

Sobre os percentuais objeto de questionamentos, sobretudo no que diz respeito ao quesito “projetos e consultorias” (14,58% do valor total, o equivalente a R$ 33 milhões) o secretário estadual de Turismo observou que o projeto que construirá uma nova arena esportiva para a capital do Rio Grande do Norte tem um nível de detalhamento substancial, daí a necessidade de centrar esforços na área. Segundo ele, por esta questão, não há como compará-lo a uma obra do porte da Ponte de Todos Newton Navarro pois, embora esta última seja de estrutura igualmente grandiosa, é de um nível de detalhamento menor. Fernandes observou também que o concernente a “gerenciamento de obras (R$ 9 milhões) será necessário para haja uma empresa com atribuição específica para acompanhar os trabalhos e prestar todas as informações necessárias à Fifa.

Ontem, em entrevista ao Programa Panorama Político, da Rádio Globo/TRIBUNA DO NORTE, o presidente do Crea, Adalberto Pessoa, disse também que os recursos creditados ao quesito “demolições”, da ordem de R$ 750 mil, são insuficientes para tal fim. “Quero que o Governo do Estado me preste todas essas informações. Nossa intenção é ajudar”, ressaltou.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte