Portal de Serviços

Solicitações e acompanhamento para profissionais e empresas.

Portal de Serviços ao Público

Solicitação de Registro (PF e PJ), denúncias, autenticação de documentos e acompanhamento de processos.

Portal de Serviços ao Corporativo

Acesso restrito aos colaboradores do Conselho

rss

Ouvidoria

Apresentação
Na China Imperial já foram encontrados os primeiros indícios da criação de ouvidoria pública instituindo a figura do Ouvidor, que tinha como principal atribuição, o recebimento das reclamações dos cidadãos contra as injustiças administrativas. Mas foi na Suécia, precisamente no ano de 1713, que foi criada oficialmente a figura do Ouvidor, a pessoa responsável pelo acompanhamento da execução das leis e, essencialmente, pelas atividades desempenhadas pelos servidores públicos. No Brasil a função de ombudsman ou ouvidor ganhou força somente na última década, embora no ano de 1981 o Grupo Rhodia tenha criado a primeira ouvidoria de empresa privada. A idéia vendeu bons frutos, mas não conseguiu sensibilizar outras empresas. Com a criação do cargo de ombudsman do jornal A Folha de São Paulo, em 1989, a figura do Ouvidor ganhou notoriedade e atualmente é considerado um instrumento universal, voltado para a defesa dos direitos do cidadão.

Significado de Ouvidor
Palavra que significa literalmente “Homem encarregado de missão pública, intermediário, representante”.

Criação da Ouvidoria do CREA-RN
No III Congresso Nacional dos Profissionais do Sistema CONFEA/CREAs ( Maio/99 – Natal RN), foi aprovada a tese emanada do III Congresso Estadual de Profissionais do RN, na qual os Conselhos Federal e Regionais deverão criar Ouvidorias nos seus respectivos âmbitos de atuação. Por essa razão, em reunião de Diretoria realizada em Novembro de 1999, foi aprovada a criação da OUVIDORIA DO CREA-RN. Dentre as atribuições da OUVIDORIA DO CREA-RN, consta seu funcionamento como um BALCÃO DE RECLAMAÇÕES, na forma estabelecida pela Resolução 419/98, de 27 de março, do CONFEA, no seu Artigo 9o, parágrafo único. A criação da OUVIDORIA DO CREA-RN, com a instituição da figura do Ouvidor, é uma medida de grande importância e significado para toda a sociedade.

Objetivo
Serviço oferecido aos profissionais e população em geral, com o objetivo de receber críticas, sugestões, elogios e denúncias relacionadas com as atividades desenvolvidas pelo CREA-RN, aumentando a velocidade de resposta e soluções dos problemas. Com isso espera-se uma maior participação dos profissionais no Conselho, numa busca incessante de se ver apontadas e corrigidas as eventuais falhas da administração. Embora filosoficamente o Ouvidor seja a imagem do cliente dentro do Conselho, a OUVIDORIA DO CREA-RN tem o objetivo também de tentar intermediar a solução de conflitos relacionados aos serviços prestados por profissionais do sistema aos seus clientes.

Principais atribuições da ouvidoria

  1. Atender aos profissionais e demais cidadãos em suas dúvidas, críticas, inquietudes e reclamações em geral, fazendo o registro em documento adequado.
  2. Encaminhar as demandas aos órgãos competentes da administração do Conselho, para o devido atendimento, acompanhadas dos dados necessários.
  3. Acompanhar e cobrar a adoção das providências necessárias à solução do caso.
  4. Manter o solicitante informado do andamento do processo.
  5. Buscar equacionar cada demanda num menor prazo possível.,
  6. Patrocinar ações propositivas junto à Diretoria Executiva do Conselho, com o objetivo de valorizar a atividade dos profissionais do SISTEMA CONFEA/CREAs.
  7. Emitir relatório mensal das atividades desenvolvidas, enfatizando indicadores que demonstrem a satisfação dos clientes.

Entre em contato com a Ouvidoria do CREA-RN

Atendimento On-line Atendimento On-line Resolução 1025/09 CONFEA Normas Técnicas Acessibilidade Aniversariantes do dia

CURSOS E EVENTOS

Cursos / Eventos cursos / eventos


GABINETE DA PRESIDÊNCIA

Fone:
(84) 4006-7203
(84) 4006-7212
Fax:
(84) 4006-7201

OUTROS CREAS

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba informações
e novidades sobre o Crea-RN

Av. Senador Salgado Filho, 1840 - Lagoa Nova - Natal-RN - CEP: 59056-000 Mix Internet