OUVIDORIA

A Ouvidoria é uma atividade destinada a receber sugestões, investigar queixas e estabelecer a comunicação entre a instituição e seus usuários. Ou seja, é uma “ferramenta de consolidação da democracia”, pois nessa atividade, as pessoas exercem o principal fundamento da cidadania: o espaço para expressar-se. 

Criação da Ouvidoria do Sistema Confea/Crea

A criação das Ouvidorias no Sistema Confea/Crea surgiu a partir da tese aprovada no 3º Congresso Estadual de Profissionais do RN que, em seguida, foi encaminhada para o 3º Congresso Nacional dos Profissionais do Sistema Confea/Crea. Na proposta, os conselhos deveriam criar Ouvidorias nos seus respectivos âmbitos de atuação. Por essa razão, a diretoria do Crea-RN aprovou a criação da Ouvidoria do referido Conselho, em novembro de 1999.

Ouvidoria do Crea-RN (Ato Normativo nº 66, 1º de abril de 2015)

 A finalidade da Ouvidoria do Crea-RN é atender as demandas dos profissionais registrados no Sistema, das entidades de classe, das instituições de ensino e da sociedade do Estado do Rio Grande. A Ouvidoria tem a competência de ouvir os servidores da autarquia de fiscalização, assim como receber, registrar, examinar e dar tratamento adequado às reclamações, elogios e sugestões referentes a procedimentos e ações do Crea-RN, além de responder todos os questionamentos e acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o usuário dos serviços do Crea-RN informado, com agilidade e transparência. São funções da Ouvidoria acompanhar a aplicação de normas para evitar práticas e condutas que contrariem os princípios éticos e os objetivos institucionais do Crea-RN. Também é função da Ouvidoria divulgar sua finalidade e as formas de acesso, a prestação dos seus serviços no Crea-RN.

Para sugerir, criticar ou elogiar encaminhe sua manifestação via e-mail para: ouvidoria@crea-rn.org.br