PALAVRA DO PRESIDENTE

Editorial Revista do Crea-RN (2015 – nº 1) 

Em 2015 iniciamos uma nova etapa à frente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN). Um ano marcado por dificuldades em vários setores não apenas no Estado, mas no Brasil e em vários países.

Embora os números da economia brasileira sinalizem de forma cada vez mais clara a desaceleração da atividade em diferentes setores, alimentando a baixa confiança de empresários e consumidores, existe no Brasil uma fronteira de crescimento, principalmente no cinturão formado pelos estados do Nordeste, onde o consumo, o mercado de trabalho e a economia como um todo ainda têm fôlego para exibir resultados superiores às demais regiões do País.

Investimentos em áreas como infraestrutura, energias renováveis, agronegócio e tecnologia são alguns exemplos que servem para quebra do paradigma do pessimismo global. Há no Brasil uma característica que nos fortalece que é a “necessidade de consumo” de uma enorme parcela da população. Esta necessidade por si mesma nos impulsiona a observar o mercado e suas necessidades de forma positiva, exigindo dos profissionais e empresas do ramo uma maior capacidade empreendedora.

No Crea-RN os nossos desafios são inúmeros, especialmente em uma segunda gestão. E para manter nossa linha de trabalho, intensificamos as ações de fiscalização, compramos equipamentos novos, inauguramos a Inspetoria Regional de Macau, iniciamos a construção da Inspetoria Regional de Assú e estamos iniciando o processo para a construção da Inspetoria Regional de Currais Novos. Vale ressaltar que em todos os municípios citados contamos com o apoio das prefeituras e que esses investimentos só foram possíveis devido à estabilidade financeira do Crea-RN que permitiu dar continuidade ao Plano de Ação Planejado.

Nossa meta para este ano é melhorar a interação com a sociedade, profissionais do sistema, empresas e instituições públicas. Um instrumento que, sem dúvida, vai melhorar significativamente o acesso ao Crea é o Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do Crea (Sitac) que implantamos no início de julho. Com o novo sistema, todos os serviços oferecidos pelo Crea serão disponibilizados de forma online evitando paulatinamente o atendimento presencial.

Outra alteração é a melhoria da nossa área de comunicação. Para isso estamos reformulando e ampliando nossas ferramentas de maneira gradativa. Diariamente vocês podem conferir em nosso site e nas redes sociais (Facebook e Instagram) as ações desenvolvidas por nossa equipe. Além disso, podem conferir notícias sobre as áreas que integram o Crea-RN. A Revista do Crea é outro meio de comunicação em que será possível ver os assuntos destaques do último quadrimestre.
Vivemos um novo ciclo de transformações e mudanças nas relações sociais com a inserção tecnológica cada vez mais presente na vida das pessoas. O país se transforma. O mundo se transforma. E em meio a esse cenário, cresce a presença dos profissionais da área tecnológica, sempre exigidos nas ações desenvolvimentistas e sustentáveis. O Crea-RN tem orgulho de fazer parte desta linha de frente, consolidando o exercício profissional fazendo a defesa da engenharia e demais profissões regulamentadas pelo Sistema Confea/Crea/Mútua, atuando com ética e responsabilidade social, valorizando a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental. Assim tem sido ao longo de 45 anos, desde a sua criação em 1969. Nestes últimos três anos, estivemos empenhados em tornar o Crea-RN ainda mais atuante e próximo da sociedade. Para tanto, concluído o plano de melhoramento de TI – Tecnologia da Informação, já estamos planejando um novo sistema operacional ainda mais ágil para facilitar as operações digitais. Partimos para a interiorização, com a expansão das Inspetorias Regionais, incluindo a construção de novas sedes próprias (Assu e Macau), além de reformas nas já existentes. Em 2015, começaremos uma nova gestão (2015/2017), na qual deveremos concluir o ciclo de ações planejadas na busca de um Crea-RN mais eficaz e conectado com as novas demandas da categoria. Avançando sempre com transparência e ética ao lado dos profissionais. A agilidade no atendimento, a interiorização do Crea-RN, a articulação de programas de empreendedorismo e qualificação profissional continuadas são algumas prioridades. E com este propósito, apresentamos o Manual do Profissional – 2015. A edição atualizada apresenta informações sobre o exercício da profissão, com uma coletânea de leis, decretos e normas que regem o Sistema Confea/Crea, o código de ética, as principais normas da ABNT, cartilhas técnicas, endereços das entidades, guia de serviços e espaço para o registro das atividades cotidianas. Sem dúvida, uma ferramenta de grande utilidade no cotidiano dos profissionais. Por fim desejamos a todos um bom proveito.
É indiscutível o desenvolvimento econômico e social ora em curso no nosso país, no nosso Estado e nas nossas cidades. Este desenvolvimento tem como protagonista a engenharia nacional, dignificando o exercício profissional das áreas tecnológicas e nos colocando diante dos grandes desafios. Neste contexto, as profissões das áreas tecnológicas têm vivenciado um momento especial, produtivo no país e, particularmente, no nosso Estado. Os programas estruturantes desenvolvidos pelos governos têm exigido cada vez mais a presença de profissionais qualificados, bem remunerados, capazes de implementar as políticas que atendam aos anseios da população, tais como saneamento, habitação, transporte, mobilidade urbana, entre outras demandas, e requerendo de todos compromisso técnico e social. O nosso Conselho, Crea-RN, sintonizado com essa realidade e ciente da sua responsabilidade para com o processo de valorização profissional e defesa da sociedade, empenha-se diuturnamente para implementar ações visando a fiscalização do exercício profissional, a intensificação no investimento em educação continuada dos profissionais, realizando cursos, seminários e, ao mesmo tempo, intensificando ações como o Crea Móvel, instalando novas inspetorias e implantando novas ferramentas de gestão com o objetivo de aproximar cada vez mais o Conselho dos profissionais e da sociedade. As nossas ações são frutos de um processo permanente de construção coletiva, de um modelo de gestão capaz de interagir cada vez mais com os anseios dos profissionais, prestando um serviço ágil, eficiente, ético e transparente. A oferta deste Manual do Profissional para todos que fazem o Sistema Confea/Crea no Estado é mais uma ferramenta que disponibilizamos numa edição atualizada com informações técnicas, legislação, guia de serviços e anotações cotidianas. É, portanto, um instrumento útil e de uso contínuo, que cria laços entre o nosso Conselho e os colegas profissionais. Diante dos desafios que nos cercam, dos avanços que queremos continuar construindo, podemos afirmar que “se muito vale o já feito, mas vale o que virá...” Desejamos que em 2014, ano em que o Crea-RN completa 45 anos de atividades no Estado, defendendo o exercício profissional e a sociedade norte-riograndense, estejamos cada vez mais próximos, sonhando e lutando por um exercício profissional mais valorizado e sintonizado com a melhoria da qualidade de vida da população
O Rio Grande do Norte, como todo o país, vive um período de crescimento socioeconômico. O desenvolvimento está acontecendo de maneira acelerada, encurtando cada vez mais, a distância econômica entre as regiões brasileiras. A Engenharia, a Agronomia e as demais profissões da área tecnológica tem tido um papel fundamental na edificação deste cenário. O mercado de trabalho anda aquecido, e a expectativa é de expansão nestes próximos anos. Algumas obras estruturantes como, o aeroporto de São Gonçalo, a ampliação do Porto de Natal, saneamento e drenagem, a expansão imobiliária, e as obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, devem mudar definitivamente o ritmo e a qualidade de vida na nossa capital. Vemos ainda, a expansão dos parques eólicos, mineração, o projeto de irrigação da Chapada do Apodi, a ampliação do sistema viário de Mossoró, e a consolidação da planta de beneficiamento de petróleo de Guamaré, entre outras obras expressivas, que impulsionam o mercado de trabalho para as profissões da área técnica. 2013 é um ano de grandes expectativas. O Crea-RN tem orgulho de fazer parte desta linha de frente consolidando o exercício profissional, e fazendo a defesa da engenharia de qualidade, que atua com ética e responsabilidade social, valorizando a qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta. O que é uma marca em todo o Sistema Confea/Crea. Em 2013, o Crea-RN faz chegar aos profissionais o Manual do Profissional. A nova edição traz informações atualizadas sobre o exercício da profissão, com uma coletânea das leis que regem o funcionamento do Sistema Confea/Crea, as principais normas da ABNT, informações técnicas, endereços das entidades, guia de serviços, e espaço para o registro das atividades cotidianas. Uma ferramenta útil no dia a dia dos profissionais. O Manual do Profissional 2013 é distribuído gratuitamente com os profissionais em atividades regulares. Desejamos a todos os colegas um bom proveito, além de um ano próspero em trabalho e saúde.