QUEM SOMOS

O QUE SÃO OS CREA's

Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia - os CREAs - são autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, constituindo-se serviço público federal e com jurisdição nos limites de cada Estado brasileiro.

Todos estão vinculados a um Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - o CONFEA - órgão sediado em Brasília (DF), o qual é sua instância superior e normativa.

A função básica dos CREAs é a fiscalização do exercício das profissões que lhes foram atribuídas por lei específica. Operacionalmente, isso é feito através de registros prévios (profissionais/empresas e anotações de responsabilidade técnica) e de fiscalização de atos ou empreendimentos, em visitas de agentes (no campo) ou por outros meios (diários oficiais, jornais).

Além dos ENGENHEIROS (todas as modalidades) e dos ENGENHEIROS AGRÔNOMOS, estão vinculados aos CREAs, OS GEÓLOGOS, os GEÓGRAFOS (Bacharéis) os METEOROLOGISTAS, bem como todos os TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO e TECNÓLOGOS desses grupos profissionais.

LEIS (Federais) REGULAMENTADORAS
4.076/62 - GEÓLOGOS

5.194/66 - ENGENHEIROS E ENGENHEIROS AGRÔNOMOS

5.524/68 - TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO

6.664/79 - GEÓGRAFOS

6.835/80 - METEOROLOGISTAS

(textos integrais: www.confea.org.br )

O CREA-RN foi criado em 1969 com sede em Natal e possui Inspetorias Regionais em Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Assu e Macau, além de uma Inspetoria Regional de Representação em Currais Novos. 

Como atuam os CREA's

As ações de campo são desenvolvidas por agentes de fiscalização, devidamente credenciados, que visitam canteiros de obras, indústrias, empreendimentos agrícolas, subestação etc., e procuram informações sobre:

- Relação de profissionais e empresas para prestação de serviços técnicos;