Curso Mapeamento e Processamento de Imagens com Drones

Curso Mapeamento e Processamento de Imagens com  Drones

Por CREA-RN em 30/05/2018 às 02:31

Data de realização: 13/07/2018 até 15/07/2018

As ARPs (Aeronaves Remotamente Pilotadas), nos últimos anos vêm sendo utilizadas como “ferramentas de apoio na obtenção de imagens aéreas” para as mais variadas utilizações e aplicações em áreas, como por exemplo: Agricultura, Ambiente e Sustentabilidade, Segurança, Defesa Civil, Mineração, Filmagens Artísticas, dentre muitas outras. Muitas dessas atividades são complexas, requerem planejamento de missão, conhecimento das legislações, operação da aeronave, plano de voo, contato com os Órgãos de Controle de Tráfego Aéreo, etc. Para proporcionar a capacitação adequada, criamos cursos exclusivos e dedicados voltados a especialização de profissionais que desejam entrar nesse mercado, abrindo o seu próprio negócio, ou que trabalham em empresas que demandam esta nova atividade. Os cursos abrangem todo o Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP). Possuem vários níveis de especialização e conhecimento, aonde abordaremos ambas plataformas de voo, multirrotor e asa fixa, nos sistemas mais populares do mercado, Pixhawk e DJI. Cada curso tem uma parte teórica, e outra parte prática de campo presencial, ofertada pela HEXAFLY, onde os alunos vivenciam a sensação real de pilotar as aeronaves, em voos automáticos com instrumentos e manuais. Antes das aulas práticas o aluno terá instruções de voo em simuladores de voo, para a prática de procedimentos básicos como decolagem, pouso, sustentação de voo, procedimentos de aproximação e etc. 

 Currículo - Paulo Renato Ferraz de Campos Sócio - Proprietário da Hexafly - Drones e VANTs, responsável pelo Desenvolvimento e Montagem de Drones, Desenhista industrial pela Universidade Mackenzie - São Paulo, piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas desde 2010. Atuou como piloto de asas fixas e multirrotores e Diretor da área de Desenvolvimento e Montagem de Drones na G-Drones. Tem mais de 400 horas de voo e experiência anos com treinamentos e cursos para pilotagem. Dentre seus clientes estão, Prefeitura Municipal de Atibaia, Ong iniciativa verde, SOS Mata Atlântica, Fibria, Coordenação De Desenvolvimento Agrário - BA Arauco, Universidade Católica de Brasília, Gerdau, Vale, Universidade Estadual de Maringá entre outros. Curso de Mapeamento e Processamento de Imagens com Drones Curso presencial teórico e prático, focado em mapeamento utilizando a plataforma Multirrotor (DJI Phantom e Pixhawk), para coleta de imagens aéreas e para processamento e análise dos dados o software Agisoft. 

Este curso tem a finalidade de passar os conceitos básicos de planejamento de voo, operação em campo e processamento dos dados, fazendo com que o aluno participe de todas etapas de um projeto de mapeamento. 

A Hexafly confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados Público-alvo Profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos na área de mapeamento com drones. Carga Horária: 20 horas - Conceitos Básicos de aerofotogrametria com Drones (VANTs e ARPs) - Planejamento de voo (DJI GS PRÓ + Mission Planner) - Pontos de Controle - (Ground Control Point GCP) - Fotometria (ajuste de Câmera) - Voo prático para coleta de dados - Acompanhamento de Missão - Análise de material coletado - Processamento das imagens (Agisoft Photoscan) - Geração de produtos Cartográficos • Modelo Digital de Superfície (MDS) • Modelo Digital de Terreno (MDT) • Ortomosaico • Curva de Nível • Relatório de Processamento de Imagens