Sistema Confea/Crea e Mútua reúne especialistas em Camboriú para discutir questões hídricas

Por CREA-RN em 25/08/2017 às 04:44

De 14 a 16 de setembro, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Cataria (Crea-SC) promoverão a quarta edição do Preparatório da Engenharia e da Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água em Camboriú (SC). A região Sul do Brasil concentra quase um terço do Aquífero Guarani, o segundo maior reservatório subterrâneo do mundo.

Inscrições e programação


Nos três dias de evento, cerca de 500 participantes, entre profissionais, pesquisadores, cientistas, políticos e representantes da sociedade civil organizada de todo o país, debaterão a situação hídrica do país com foco na região Sul, com temas como as bacias hidrográficas da região; o panorama de saneamento nos estados do Sul; o potencial energético das bacias do Sul; entre outros assuntos.

Representante de Santa Catarina, o conselheiro federal suplente, engenheiro florestal Jackson Jarzynski, explica que a programação reflete a realidade diversificada de Santa Catarina. Enquanto algumas localidades têm fontes hídricas em abundância, outras padecem com a escassez de água. “A preocupação com o fornecimento e utilização de água de qualidade no Estado e também com os eventos meteorológicos que têm ocorrido nos últimos anos em Santa Catarina motivaram a escolha das temáticas que serão discutidas entre os participantes”, comenta. A região também tem bons exemplos que poderão ser encaminhados como contribuições para o Fórum Mundial em 2018, como aposta Jarzynski: “O projeto Fábrica de Água em Santa Catarina viabiliza a captação e o tratamento de esgoto em circuito fechado, devolvendo água potável para a sociedade, sem a necessidade de despejar resíduos nos rios, preservando, assim, as fontes naturais”.  

Ainda sobre a agenda de debates, o conselheiro que integra a organização do preparatório, adianta que o ponto alto da edição de Camboriú será a palestra do engenheiro alemão Roland Waniek. Com o tema Recursos Hídricos e Financiamento Internacional, a pauta dará enfoque às oportunidades de projetos de desenvolvimento tecnológico para fornecimento de água e saneamento.  

Este será o quarto dos sete preparatórios que serão promovidos pelo Sistema Confea/Crea e Mútua em diferentes regiões do país. “Assim como em Campinas, Manaus e Colatina, nesse encontro vamos provocar a categoria a refletir sobre a importância e a responsabilidade do nosso conhecimento e do nosso exercício profissional com relação ao maior desafio do mundo: a gestão da água. Chegaremos ao Fórum Mundial da Água municiados de informações e reforçando ainda mais a importância da engenharia e da agronomia para a gestão hídrica”, defende o presidente em exercício do Confea, eng. agr. Daniel Salati.

 Presidente em exerccio do Confea Daniel Salati 

Especialistas renomados como Horácio Figueiredo Júnior (Agência Nacional das Águas - ANA); o pesquisador da Embrapa Cerrados na área de Recursos Hídricos eng. agríc. Lineu Neiva Rodrigues; e o eng. quím. Celso Luiz Quaglia Giampa participarão os debates em Camboriú (SC).  

O evento será realizado no Hotel Mercure Camboriú. Para saber mais, acesse: http://mundialagua.confea.org.br