Em outubro, Cuiabá recebe o quinto Preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água

Em outubro, Cuiabá recebe o quinto Preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água

Por CREA-RN em 06/11/2017 às 11:38

A partir de hoje (2) até 4 de outubro acontece em Cuiabá (MT) o Preparatório para o Fórum Mundial da Água. Idealizado para estabelecer compromissos políticos ligados aos recursos hídricos, o Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos e, em 2018, Brasília sediará sua oitava edição. Diante da importância do evento, o Confea tomou a iniciativa de realizar em cada região do país preparativos para contribuir com os debates, levando profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, especialistas e estudantes a discutir e trocar experiências voltadas à problemática sobre a crise hídrica.

O evento em Cuiabá acontece no Hotel Deville Prime e será o quinto promovido pelo Confea. As cidades de Campinas (SP), Manaus (AM), Colatina (ES) e Camboriú (SC) já sediaram o encontro.

 

Acompanhe a cobertura em mundialagua.confea.org.br



A programação do evento em Cuiabá terá início na noite desta segunda-feira (2), com a abertura oficial às 19h. Já na terça-feira (3) das 9h às 9h50, haverá a palestra “Água: A Próxima Guerra”, com o eng. quim. Celso Luiz Quaglia Giampá, da Valeconsult Empresarial. Das 10h às 10h50 ocorre a segunda palestra: “Utilização de água de chuva na área rural de Mato Grosso” com a eng. sanit. e amb. PhD Margarida Marchetto, da Faculdade de Arquitetura, Tecnologia e Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Já das 11h às 11h50 é a vez de “Sistemas de Drenagem Urbana – desafios para a sua correta implantação e manejo sustentável”, com o prof. Ricardo de Aragão, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Após o intervalo de almoço, das 14h às 14h50, será proferida a palestra “Variações climáticas e o gerenciamento de recursos hídricos no Brasil”, com o prof. Dr. Antônio Carlos Zuffo, da Universidade de Campinas (Unicamp). Das 15h10 às 16h entra em cena o prof. Dr. Augusto José Pereira Filho com a palestra “Tempo e Clima – impactos em água e energia”, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

Após o coffee-break, das 17h às 18h é a vez de Márcio Adalberto Andrade, assessor da presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, com a última palestra deste dia: “A crise hídrica na bacia hidrográfica do rio São Francisco”.

Na quarta-feira (4), a palestra “Elaboração e execução dos planos municipais de saneamento básico em Mato Grosso: desafios e perspectivas” começa às 9h, com a eng. sanit. profª. PhD. Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Após o tempo de perguntas, acontece a última palestra do evento, marcada para as 10h30: “8º Fórum Mundial da Água, com Horácio Figueiredo Júnior, da Agência Nacional das Águas (ANA). O evento tem previsão de encerramento às 12h.

O Preparatório em Cuiabá é aberto a profissionais, pesquisadores e estudantes envolvidos com a temática. Os interessados devem acessar o link do evento do Confea, para realizarem sua inscrição:  mundialagua.confea.org.br. Cada inscrito deve entregar 2kg de alimento não-perecível na chegada ao evento.