Modesto Ferreira dos Santos é reeleito à frente do Colégio de Presidentes

Modesto Ferreira dos Santos é reeleito à frente do Colégio de Presidentes

Por CREA-RN em 09/03/2017 às 10:04

O Colégio de Presidentes decidiu, em reunião realizada durante o VI Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, manter o engenheiro eletricista Modesto Ferreira dos Santos Filho em sua liderança e, como coordenador-adjunto, o engenheiro florestal Laércio Aires dos Santos (Crea-AP).

A reunião foi prestigiada pelos conselheiros federais Célio Moura, Osmar Barros Jr., Francisco Soares, Marcos Camoeiras, Inarê Poeta, William Alves, Afonso Bernardes, Alessandro Macedo, Antônio Carlos Albério, Paulo Laércio Vieira e Pablo Souto.

Modesto e Camoeiras (coordenador adjunto do Colégio de Presidentes até o ano passado) agradeceram a colaboração do CP para aprovação de projetos importantes. Em seu relatório, Modesto prestou contas, destacando que foram confrontados diversos pontos, incluindo questões externas como a do desenvolvimento sustentável.

“Como desafios para 2017, colocamos questões como a estruturação dos regionais em seus equilíbrios financeiros, sombreamento com outros conselhos, o Regime Jurídico Único, a federalização do plenário. É preciso a união de todos pensando o Sistema como um todo. Espero trabalhar harmonicamente como sempre fizemos neste Colégio de Presidentes”, afirmou Modesto.

Registros
“Interrupções de registro estão se avolumando nesse começo de ano”. A preocupação inicialmente exposta pelo presidente do Crea-AM, Cláudio Guenka, foi compartilhada por outros presidentes, na sequência. “Tivemos uma baixa mil registros em 2015. Em 2016, esse número subiu para de 4.000 baixas. E agora em 2017, apenas no mês de janeiro, tivemos 1500 baixas de registros. É um ano em que precisamos ter responsabilidade com isso em todo o Sistema”, comentou o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese.

Modesto e Jorge Silveira anunciam os planos da caixa de assistncia para 2017
Modesto e Jorge Silveira anunciam os planos da caixa de assistência para 2017

Mútua e calendário provisório
O ex-presidente do Crea-SE, Jorge Silveira, anunciou diversas iniciativas da Mútua, Caixa de Assistência. Seu atual diretor de Benefícios iniciou convidando os Creas a verificar a situação de seus regionais para promover convênios em prol de suas participações na Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), em Belém, de 8 a 11 de agosto.

Ele também falou sobre o edital de planos de saúde da Mútua, que deverá acatar sugestões das empresas. “Vamos ter um plano de saúde diferenciado, a partir de maio, no Brasil inteiro. Dividimos em oito regiões, em função das dificuldades regionais. O profissional vai ter um leque enorme para optar”.

Bolsas de estudo para a área de engenharia, Universidade Aberta da Mútua e o sistema de unificação de processos de ART, eventos em prol dos 40 anos da Mútua, treinamento de qualidade de vida do trabalho para os profissionais, auxílio à fiscalização dos Creas e incentivo às pequenas caixas para unificar o padrão dos benefícios da Mútua foram outras das propostas aventadas pela Mútua para 2017.

Foram definidas datas para reuniões, ainda a serem aprovadas pelo plenário: 10 a 12 de abril, em Belém, no lançamento da Soea; Aracaju, de 31 de maio a 2 de junho; Vitória, de 26 a 28 de julho e Salvador, de 20 a 22 de setembro.

O Colégio também definiu a participação dos conselheiros e Creas representantes de colegiados consultivos do Confea: representantes regionais do Colégio de Presidentes no Conselho Gestor do Prodesu: Norte (Crea-AC); Nordeste (Crea-PB); Sudeste (Crea-ES); Sul (Crea-SC) e Centro-Oeste (Crea-GO); Comitê Executivo da CIAM: Joel Krüger (Crea-PR); GT Ordem Econômica: Marcelo Costa Maia (Crea-TO) e Dirson Freitag (Crea-MS); e Conselho de Comunicação e Marketing: Evandro Alencar (Crea-PE).

Texto e Imagens: Equipe de Comunicação do Confea