Crea-RN promove 2º Seminário de Conselheiros e Inspetores

Crea-RN promove 2º Seminário de Conselheiros e Inspetores

Por CREA-RN em 10/04/2019 às 11:49

Com objetivo de preparar novatos e atualizar os veteranos sobre as funções desempenhadas por eles, o Crea-RN promoveu o 2º Seminário Estadual de Conselheiros e Inspetores, nesta segunda-feira (11 de março). A ideia principal do evento era abordar as responsabilidades que os profissionais terão ao assumir as novas atribuições no Conselho.

Durante todo o dia foram abordadas palestras sobre diversos temas como estrutura administrativa do Crea-RN, benefícios da Mútua, registro de empresa e profissional, comunicação e sociedade, a CGU e a responsabilidade dos conselheiros dos conselhos de fiscalização profissional, o papel do conselheiro e os desafios atuais, a fiscalização e as câmaras especializadas, assessoria técnica e legislação profissional.

A abertura do evento foi feita pelo diretor administrativo do Crea-RN, Marcone Paiva. Em seguida, o superintendente de Integração do Sistema, Carlos Noronha, apresentou a estrutura administrativa do Conselho, e o diretor financeiro da Mútua, José Edgar Gomes, fez uma explanação sobre os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

Na segunda parte da manhã, a gerente de Comunicação e Eventos do Conselho, Anelly Medeiros, apresentou o trabalho desenvolvido pelo setor com objetivo de divulgar as ações do Crea-RN a sociedade e o ex-presidente do Conselho, Ânjelo da Costa Neto, ministrou a palestra "O papel do conselheiro e os desafios atuais". A superintendente substituta da Controladoria Geral da União, Rachel Urbano, proferiu a palestra "A Controladoria da União e a responsabilidade dos Conselheiros dos Conselhos de Fiscalização Profissional".

Experiente como conselheiro, o engenheiro agrônomo Robson Alexsandro de Sousa, disse ter aprovado o Seminário. “O evento foi extremamente produtivo para os conselheiros mais antigos e esclarecedor para os novatos. Entre todas as palestras destaco a da CGU por apresentar a responsabilidade do conselheiro ao assumir o cargo perante a sociedade”, ressaltou o engenheiro.

Além dos conselheiros e inspetores, participaram gerentes e os membros da Comissão do Crea Júnior. “Não tínhamos entendimento de como funciona o Sistema e nem sabíamos a função dos conselheiros no Crea-RN. Com o Seminário pudemos entender desde a estrutura administrativa do Conselho até a legislação e tramitação de processos. Para nós que estamos chegando agora foi um dia muito válido”, afirmou.

No encerramento do evento, a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, destacou a importância do evento para as atribuições desenvolvidas pelos profissionais no Conselho. “O trabalho desempenhado por vocês é de extrema importância para a sociedade”, disse a presidente que aproveitou a ocasião para informar que em breve será divulgada a programação do Congresso Estadual de Profissional (CEP).