Presença de lideranças do Sistema marca o lançamento da 74ª Soea em Belém (PA)

Presença de lideranças do Sistema marca o lançamento da 74ª Soea em Belém (PA)

Por CREA-RN em 25/04/2017 às 05:38



A noite da última segunda-feira (10) foi marcada pelo lançamento da 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Belém (PA), na Estação Docas, no Teatro Maria Sylvia Nunes. O evento reuniu cerca de 350 pessoas.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil José Tadeu da Silva, reforçou a temática central da Soea – “A responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do País” – e a importância das profissões tecnológicas neste momento de retomada do crescimento do Brasil. “Vejam que o tema escolhido tem correlação direta com o progresso, pois não existe desenvolvimento sem engenharia e agronomia. O Pará oferece condições para essa importante reflexão e sobre o papel de destaque do nosso país como principal reserva hídrica que vai ajudar a construir uma ponte para a paz do mundo”, disse Tadeu.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), engenheiro agrônomo Elias Lima, que também é o anfitrião do evento, destacou a importância do tema da Soea e a identificação com a realidade do Pará, “estado com o enorme potencial, mas que precisa da engenharia e da agronomia para atingir o seu potencial econômico. Mesmo com a crise, não declinamos, somos destaques na exportação do minério e no agronegócio”, enfatizou Lima.

O presidente da Mútua, engenheiro civil Paulo Guimarães, enfatizou o simbolismo desta edição da Soea, pois a Caixa de Assistência completa em dezembro 40 anos de atuação junto aos profissionais da área tecnológica e suas famílias. “É o jubileu de rubi da Mútua e será bastante celebrado durante a 74ª Soea, com promoção de debates sobre aposentadoria e modelo de previdência. Em 2005, a Mútua lançou o TecnoPrev, que hoje mais do que nunca representa uma segurança para o associado. Na Soea do Pará apresentaremos o programa de bolsas de estudo, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, a Universidade da Mútua e o plano de saúde”, listou Guimarães.

[VEJA MAIS FOTOS DO LANÇAMENTO DA 74ª SOEA]

Também compuseram a mesa de cerimônia: o chanceler da Comissão do Mérito, engenheiro agrônomo Francisco Soares da Silva; o coordenador do Colégio de Presidentes (CP), engenheiro eletricista Modesto dos Santos; o representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Valmor Pietsch; e o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, engenheiro agrônomo José Reinaldo de Sá, além de representantes da Segurança Pública do Estado.

Selo e carimbo da 74ª Soea

Como é de costume, durante o lançamento da Semana é feita a obliteração do selo oficial do evento. O rito de lançamento do selo foi conduzido pelo diretor regional dos Correios do Pará, Marcelo Aroldo Mena Vanderlei. Também obliteraram o selo os presidentes do Confea, do Crea-PA e da Mútua. As peças obliteradas farão parte do acervo do Confea e dos Correios.

A arte do selo tem o intuito de mostrar a Engenharia como a base de uma cidade, como a base de um país. Para popularizar ainda mais Belém, alguns ícones da cidade - como Estação das Docas, Praça do Relógio, Mercado de Ferro (Ver-o-Peso) e a Baía Guajará com suas ondas - foram ilustrados para acentuar ainda mais a curiosidade dos participantes em conhecer a cidade. “As cores da Soea, azul e verde, pintaram Belém para receber esse grande evento. O relógio marca 19h, horário da abertura do evento no dia 08 de agosto de 2017. A placa erguida pelo guindaste e a estrela que ilumina a 74ª Soea fazem referência à bandeira do estado do Pará, que é composta pelas cores vermelha e branca e uma estrela azul ao centro”, explica a publicitária Silvia Girardi, uma das idealizadoras da marca em parceria com Vinicius Dantas.

Já o carimbo comemorativo circula nas peças filatélicas e correspondência das instituições que pleiteiam sua emissão, propagando por meio da imagem e da legenda o tema que lhe deu origem. O período de circulação é definido com base nos fatos e eventos que comemora.


Texto e Imagem: Equipe de Comunicação do Confea