Crea-RN realiza Seminário de Ética Profissional

Por CREA-RN em 15/10/2019 às 09:50

Com o objetivo de disseminar informações sobre os assuntos relacionados à ética profissional, O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte promove o I Seminário Norte-Rio-Grandense de Ética Profissional, nesta segunda e terça (14 e 15), no plenário do Conselho, em Natal.

Durante abertura do evento, o coordenador da Comissão de Ética Profissional do Crea-RN, conselheiro Márcio Sá, lembrou da quantidade de denúncias que aumentou e, por consequência a instalação de processos éticos. "Estamos atentos e vamos coibir os excessos. Isso mostra o trabalho da nossa comissão e da fiscalização do Conselho", destacou.  

O primeiro palestrante do Seminário foi o juiz Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior, titular do terceiro juizado de violência doméstica de Natal, doutor em direito, professor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados e professor da Esmarn. O juiz comentou que tem acompanhado o trabalho do Conselho e visto sua preocupação com os interesses da sociedade. "Soube do envolvimento do Crea naquela questão do semáforo implantado na avenida Salgado Filho, próximo à Igreja. Isso é muito importante, pois mostra o trabalho do Conselho à sociedade", disse.

Antes da palestra do secretário do Tribunal de Contas da União, Claudio Marcelo Spalla Fajardo, a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, destacou que a "recomendação no Conselho é seguir cada vez mais essa linha de ética e transparência".  

Ao iniciar a palestra, o secretário do TCU, Claudio Marcelo Spalla Fajardo, chamou a atenção dos presentes pra a necessidade dos Conselhos Federais Profissionais seguirem as orientações recentes do TCU em relação aos Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional. "Aumentamos a expectativa de controle quando todos os que fazem o Conselho passam a promover a cultura de ética no órgão", explicou.  

A engenheira mecânica Camila de Araújo Elpídio, que atua na área de elevadores e escadas rolantes, ficou sabendo do evento por e-mail e resolveu participar para tirar algumas dúvidas. "Estou gostando muito do Seminário porque possibilita que conheçamos sobre os processos e facilita que esclareçamos nossas dúvidas técnicas da área profissional", disse.

A segunda parte do Seminário de Ética Profissional do Crea-RN teve inicio com a apresentação institucional do Crea Paraná, feita pelo coordenador da Comissão de Ética Profissional do Conselho Paranaense, André Gomes. Em seguida, o assessor técnico da Comissão de Ética do Crea Paraná, Paulo Cesar Markovicz, fez um treinamento para fiscais, assessores, ouvidor e atendentes.

Treinamento Conselheiros  

O evento prosseguiu à noite com o treinamento para conselheiros, coordenadores de Câmaras e Comissões. A conselheira Lindalva Dantas disse ter aprovado o Seminário. "Gostei demais da iniciativa do Crea-RN de promover esse Seminário porque os temas e discussões expostos vêm nos agregar conhecimento", declarou a engenheira agrônoma.  

Para o coordenador da Comissão de Meio Ambiente do Crea-RN, Gilbrando Trajano, o Seminário vai contribuir significativamente com as atividades desenvolvidas pelos conselheiros. "Esses dois dias serão relevantes porque teremos um fundamento melhor para analisar e emitir uma fundamentação nos processos que chegam até nós para que nem o profissional e nem o Sistema sejam prejudicados", destacou.

Na opinião do coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Alessandro Câmara, o Seminário é uma oportunidade de se aprofundar na estrutura do processo ético. "O evento nos proporcionou uma análise desses processos, de acordo com sua admissibilidade junto com os seus conhecimentos jurídicos, legislação vigente e a visão dos órgãos de controle", afirmou.