Crea-RN orienta síndicos sobre manutenção em prédios

Crea-RN orienta síndicos sobre manutenção em prédios

Por CREA-RN em 16/10/2019 às 06:14

O desabamento de um edifício residencial de sete andares, em Fortaleza (CE), na terça-feira (15) traz à tona questões apontadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) como essenciais nas obras e/ou serviços de engenharia: a contratação de um profissional habilitado para realizar as atividades de engenharia e a importância da manutenção periódica em prédios públicos e privados.

A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, disse que o ocorrido serve de alerta para os síndicos de condomínios e edifícios. “Toda obra tem a necessidade de manutenção periódica, portanto os síndicos devem estar atentos, pois é deles essa responsabilidade de contratar uma empresa ou um profissional habilitado para fazer a manutenção adequada. Essa é a garantia de que a obra ou serviço está sendo executada, conforme as determinações e normativos vigentes”, destacou.

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Alessandro Câmara, explica que as edificações têm que passar por manutenção periódica e que o município de Natal aprovou a Lei nº 0562/2018 que trata sobre a manutenção preventiva e periódica nos prédios com mais de três pavimentos. “Natal é uma cidade litorânea, portanto os imóveis normalmente sofrem com essas ações do tempo como a corrosão. Diante do tempo, as edificações têm que passar por manutenção periodicamente feita por um profissional responsável, de acordo com a obra ou serviço”, explicou o conselheiro.

O Crea-RN conta com canais de comunicação onde a sociedade pode denunciar casos em que encontre alguma suposta irregularidade. Através do site (www.crea-rn.org.br), aplicativo “Crea-RN” ou do atendimento via WhatsApp (99128-3827), o usuário pode consultar se o profissional que pretende contratar tem registro no Conselho.