O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) recebeu, ao longo desta semana, uma comitiva do CREA-Amapá para uma agenda de troca de experiências e orientações sobre a gestão da Dívida Ativa no Conselho potiguar. A visita técnica que se iniciou na segunda-feira (22), teve como objetivo apresentar os processos adotados pelo Regional do RN para aprimorar a recuperação de créditos e a organização do setor.
A visita contou com a presença do presidente em exercício do CREA-AP, engenheiro eletricista Sávio Rodrigues, pela superintendente Raira Arruda e pela assessora jurídica Andréia Cambraia. Durante os dias de atividades, os representantes do Conselho amapaense acompanharam as etapas do trabalho desenvolvido pelo CREA-RN, sobre os procedimentos da Dívida Ativa, passando pelas ações durante o processo de cobrança, até as estratégias adotadas após a inscrição dos débitos.
A aproximação entre os Conselhos surgiu após o CREA-AP identificar desafios relacionados à gestão da área e receber do Confea a indicação para realizar essa parceria com o CREA-RN que tem se tornado referência para contribuir com orientações e boas práticas na condução desses processos.
A experiência do CREA-RN tem destaque pelos resultados alcançados. Em 2025, o Conselho registrou um crescimento aproximado de 40% em relação ao ano anterior.
Em 2026, os dados parciais já alcançados também reforçam esse destaque. Até o mês de junho, o CREA-RN já recuperou mais de R$ 1,5 milhão em créditos, resultado que reforça a eficiência dos procedimentos implementados pelo Regional. Essa marca apresenta que o Conselho já superou a metade do valor recuperado durante todo o ano de 2025 antes mesmo do encerramento do primeiro semestre. O desempenho evidencia o fortalecimento das estratégias adotadas e a efetividade das medidas de regularização e negociação junto aos profissionais e empresas.
Para o CREA-RN, receber representantes de outros Regionais reforça o papel do Conselho como referência dentro do Sistema Confea/Crea e demonstra a importância da colaboração entre instituições para aprimorar processos administrativos, jurídicos e de gestão.